Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes traz como subtitulo: Poderosas lições de transformações pessoais foi escrito por Stephen Covey e tem como título original: Seven Habits Of Highly Effective People.
Não importa quantas pessoas você supervise, têm só uma pessoa à qual você poderá modificar : você mesmo. O melhor investimento que pode fazer, então, é melhorar a si mesmo, desenvolvendo os hábitos que farão de você uma melhor pessoa e melhor gerente.
Se você quer modificar qualquer situação, têm que se comportar de forma diferente. Mas para mudar seu comportamento, deve antes modificar seus paradigmas – sua forma de interpretar o mundo.
Achei surpreendente o conteúdo desse livro, ele apresenta objetivamente uma nova forma para mudar paradigmas ao apresentar novos hábitos saudáveis que permite ao leitor a conquista do auto-domínioalem de hábitos tratam das relações com os outros – trabalho em equipe, cooperação e comunicação; estão orientados a conseguir a interdependência,
em suma esses sao os 7 hábitos:
1 – Ser pró-ativo
2 – Comece com um fim em mente
3 – Colocar primeiro o primeiro
4 – Pense Ganhar/Ganhar
5 – Procure primeiro entender, e depois ser entendido
6 – Sinergize
7 – Afiar a serra
Mas do que ler, o importante é aplicar os principios desse livro, cada hábito traz um principio a ser aprendido e desenvolvido.
O hábito 1 fala em ser pró-ativo e significa tomar a responsabilidade por sua própria vida ou seja, comportar-se segundo sua decisão consciente, baseado nos seus valores, e não nas condições nas quais se encontra. O livro ensina que a nossa liberdade se pauta em auto-consciência, imaginação, consciência e vontade independente.
O que difere uma pessoa pró-ativa de uma pessoa reativa são os valores e o controle de decisões.
Uma vez que entenda esta diferença, ficará claro porque ninguém pode fazê-lo sentir-se mal, a menos que você o permita, embora seja uma verdade admitida por muitos, não é de fácil aceitação, principalmente para quem está acostumado a colocar a culpa nos outros.
O livro dá dicas que determina se a pessoa é pro-ativo ou não por meio da linguagem.
O hábito 2 trata da liderança pessoal, que indica a necessidade de começar cada dia com um claro entendimento dos seus objetivos e destinos desejados. Aqui o livro aborda a diferença entre liderança e gerência. A liderança implica concentrar-se naquilo que se quer conseguir, já a gerência se baseia na melhor forma de conseguir.
No hábito 3 o livro nos leva ao conhecimento do campo do controle do tempo, ensina que para ser realmente efetivo, é necessário organizar seu tempo ao redor das suas prioridades e dá umas dicas bem úteis considerando dois fatores: importante, urgente e não urgente.
Ainda nesse tópico, traz uma lista de organização de tempo:
1.- Faça uma lista de todos os seu papéis.
2.- Selecione seus ojetivos para a próxima semana. Pense em 2 ou 3 resultados importantes que queira alcançar para cada um dos seus papéis.
3.- Separe o tempo para trabalhar com cada objetivo. Identifique com precisão seus espaços de tempo, e faça encontros concretos com outras pessoas.
O hábito 4 implica está baseado no paradigma segundo o qual a vitória de uma pessoa não necessariamente acontece as custas da derrota de outra. A alternativa a ganhar/ganhar é perder/perder ou seja, se um ganha e o outro perde, nenhum dos dois obtém a confiança e lealdade do outro a longo prazo.
Ganhar/ganhar implica cinco elementos ou dimensões:
1.- Caráter: é a base do paradigma ganhar/ganhar, desenvolvendo os hábitos de 1 ao 3. Só quando conhece bem os seus valores, saberá o que significa ganhar para Você. Além do mais terá a integridade para manter suas promessas aos outros.
2.- Relações: se constróem sobre a base do caráter. Trabalha desenvolvendo sua credibilidade ao longo do tempo, estará investindo em relações abertas ao sucesso de ambas partes.
3.- Acordos: os acordos surgem a partir das relações. Devem ter cinco elementos muito explícitos para deixar claras as expectativas: resultados desejados, regras ou parâmetros dentro das quais se obterão esses resultados, recursos disponíveis para conseguir os resultados, medidas para avaliação dos objetivos alcançados e as consequências que perseguem os objetivos.
4.- Sistema: para que os acordos funcionem, o sistema deve estar em capacidade de controlá-lo. Inclui sistemas para capacitação, planificação, comunicação, informação etc.
5.- Processo: un processo de quatro passos deve ser utilizado para conseguir um acordo ganhar/ganhar:
- Tente ver a situação desde a perspectiva do outro
- Identifique os aspectos e preocupações-chave
- Faça uma lista de resultados que consideraria uma solução aceitável
- Busque novas opções para obter esses resultados
O hábito 5 é o hábito da comunicação efetiva, é também o hábito mais emocionante, e que podem colocar em funcionamento de forma imediata. A maioria das pessoas passam sua vida aprendendo a se comunicarem em forma escrita ou falada, mas tem pouco treinamento em escutar – em entender verdadeiramente a outra pessoa desde seu próprio marco de referência.
É pouco comum a pessoa que escuta com a intenção de entender. Geralmente se escuta com a intenção de responder.
Escutar com empatia é uma ferramenta muito poderosa – lhe proporciona informação exata com a qual trabalhar. Em lugar de filtrar o que a pessoa fala pelo filtro com o qual você olha o mundo (ou mais bem escuta), tem que entender como a outra pessoa o vê.
Depois da necessidade física de sobreviver, a necessidade mais importante de uma pessoa é a de sobreviver psicologicamente – ser entendido e apreciado. Ao escutar com empatia, você estará satisfazendo essa necessidade.
O hábito 6 é de sinergia que significa que o todo é mais do que a soma das suas partes. O hábito de sinergizar implica então a cooperação criativa e o trabalho em equipe, reunir várias perspectivas diferentes.
A sinergia é um método para resolver problemas baseado em recursos humanos, em contraposição com o método baseado em relações humanas. Este último é utilizado por pessoas inseguras que tendem a ter em volta gente que pense igual e que constantemente tendem a concordar ou aprovar tudo o que se diga.
O hábito 7 é o da hábito da auto-renovação, a manutenção básica necessária para manter os hábitos restantes funcionando adequadamente.
Aqui o livro traz a expressão "afiar a serra" que implica a invenção de um programa balanceado, sistêmico, para a auto-renovação em quatro áreas fundamentais, onde devemos dedicar pelo menos uma hora cada dia trabalhando nelas que incluis nas dimensões:
- Dimensão física: inclui exercício físico, nutrição e controle do Stress. Ao comer adequadamente, e exercitar-se 30 minutos por dia, conseguirá melhorar sua força e resistência em forma pró-ativa. Se não o fizer, seu corpo se debilitará.
- Dimensão espiritual: renovar seu compromisso com seus valores (do hábito 2) pelo meio da revisão da sua missão pessoal, ou por meio do rezo, meditação, ou imersão em música, literatura, ou natureza. Se não o fizer, seu espíritu será insensível.
- Dimensão mental: sua mente se “afia” por meio de atividades como leitura, escritura e planejamento. Também se consegue seguindo os hábitos 2 e 3, começar com um fim em mente e colocando primeiro o primeiro. Se não o fizer, sua mente funcionará como uma máquina.
- Dimensão social/emocional: enfocar-se nos hábitos 4, 5 y 6, utilizando-os nas interações diárias com os outros.
Como as quatro dimensões estão interrelacionadas, o que faça para “afiar a serra” numa, impactará positivamente nas outras. Se trabalha equilibradamente nas quatro, passando pelo menos uma hora ao dia, todos os dias, fará dos hábitos uma parte fundamental da sua vida.
Fazê-lo toma tempo e dedicação. Depois de tudo, são os hábitos da gente eficiente, os que conseguem o sucesso ao fazer aquelas coisas que muitos tentam evitar.
Comece a trabalhar nos hábitos, de uma vez. comece com o primeiro, seja pró-ativo. Depois continue com suas vitórias privadas – concentre-se em princípios e enfoque-se em atividades do quadrante II. Depois continue com as vitórias públicas – Procure situações ganhar-ganhar, escute empaticamente, e sinergize. Mas lembre-se, este processo criativo nunca acaba. Deve continuar afiando os hábitos pelo resto da sua vida.
Excelente as lições desse livro!
Breve Descrição: Stephen Covey estudou os hábitos das pessoas bem-sucedidas e vinte e cinco anos de experiência, pesquisa e reflexão o convenceram de que vencer ou fracassar são resultado de 7 hábitos. São eles que distinguem as pessoas felizes, saudáveis e de sucesso das fracassadas ou daquelas que sacrificam o equilíbrio interior e a felicidade para alcançar êxito.
O livro Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes Editora Best Seller, já vendeu mais de 15milhões de exemplares no mundo e abrange a maioria dos princípios fundamentais da eficiência humana. Esses hábitos são básicos, primordiais. Eles representam a interiorização dos princípios nos quais se baseiam o sucesso e a felicidade duradoura. É uma uma poderosa filosofia de vida e de sucesso no mundo dos negócios.